sábado, 21 de março de 2009

Roadrunner(2008) - Primeiro Supercomputador a ultrapassar a barreira dos Petaflops

O RoadRunner (Papa-Léguas) da IBM foi o primeiro supercomputador a ultrapassar a barreira do PetaFlop, chegando a 1026 quadrilhões de cálculos por segundo. Possui 129600 núcleos e 80 Terabytes de RAM e será usado para fins militares e científicos, atualmente (03/2009) ocupa a primeira posição entre os Top500.
(Fonte: http://idgnow.uol.com.br e www.top500.org)

quinta-feira, 19 de março de 2009

Apple Newton(1993) - Primeiro PDA

O Newton é um PDA com tela sensível ao toque, reconhecimento inteligente de escrita e processador RISC. Foi um dos modelos mais poderosos com algumas funcionalidades de inteligência artificial que até hoje não estão no mercado. Mas que devido ao seu custo, não pode ser mais comercializado naquele tempo.

(fonte: http://www.mumoh.com/blog/wp-content/uploads/2008/05/apple-newton.jpg e http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple_Newton)



Dec Alpha(1992) - Primeiro computador pessoal de 64 bits

O DEC Alpha, também conhecido como Alpha AXP, é um microprocessador de 64 bit construído na arquitetura RISC. foi projetado para substituir os VAX CISC de 32bits.





RS/6000(1990) - Primeira máquina superescalar

RISC System/6000 é uma família de servidores, workstations e supercomputadores baseados em Risc e unix. Em outubro de 2000 foram renomeados para eServer pSeries. O Deep Blue, supercomputador que em 1997 venceu o campeão mundial de xadrez Gary Kasparov, é uma máquina famosa baseada em RS/6000.

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RS/6000 e http://rarfaxp.riken.go.jp/~yokkaich/ccj/photo/030130/hpss-sp-1280.jpg)




























Deep Blue

quarta-feira, 18 de março de 2009

Sun SPARC(1987) - Primeira estação de trabalho RISC baseada em SPARC

SPARC (acrônimo para Scalable Processor ARChitecture, significa Arquitetura de Processadores Escaláveis) é uma arquitetura de processador desenvolvida pela Sun em 1985 baseada na arquitetura RISC. A empresa desenvolveu a sua própria implementação SPARC (UltraSPARC) e também licenciou a arquitetura para outros fabricantes.
A arquitetura SPARC é inspirada na máquina RISC I de Berkeley, e o seu conjunto de instruções e organização de registros é fortemente baseado no modelo RISC de Berkeley.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SPARC)

Commodore Amiga(1985) - Computador projetado para competir com os computadores ATARI

Fabricado pela canadense Commodore, o nome foi escolhido pelos desenvolvedores específicamente em espanhol e portugues pois em ordem alfabética vem antes de Apple e Atari, pois utilizavam o mesmo processador Motorola 68000.
(fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Amiga)



Atari ST(1985) - Um dos primeiros computadores domésticos usado para diversão

Em 1985 a Atari, mais conhecida pelos video games lança o Atari ST(de Sixteen/Thirty-two referente ao processador Motorola 68000 de 16 bits de bus externo e 32 bits de bus interno).
Vinha com pelo menos 512kB de memória RAM e drives de disquete, era muito similar ao Apple Macintosh e o Commodore Amiga.
(fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Atari_ST)

Apple Lisa(1983) - Primeiro computador pessoal com uma interface gráfica

Foi o primeiro PC a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. O projeto Lisa começou em 1978. Steve Jobs, co-fundador da Apple, participou de seu desenvolvimento até 1982. A origem do nome Lisa é um mistério. Alguns pensam que é o acrônimo de Local Integrated Software Architecture, outros dizem que vem do nome da filha de Jobs, e que o acrônimo foi inventado mais tarde para combinar com o nome. Utilizava um microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz, tinha 1 MB de RAM, memória virtual, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25" de 871 KB. Seu sistema operacional era o Lisa OS, que já era multitarefa não-preemptivo (cooperativo), função extremamente avançada para a época. Essa função era, em parte, responsável pela lentidão do processamento. Apesar de seu caráter revolucionário para a época, o Lisa foi um enorme fracasso comercial para a Apple. Em uma época em que 96 KB de RAM eram considerados uma extravagância, parte importante do preço do Lisa (e do seu fracasso) pode ser atribuída ao seu excesso de memória. A título de comparação, em 1990 ainda se vendiam computadores com menos memória que o Lisa proporcionava 7 anos antes.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple_Lisa)


Osborne 1(1981) - Primeiro computador portátil

Foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido, lançado em abril de 1981 pela Osborne Computer Corporation. Pesava 10,7 kg, custava US$ 1795, e utilizava o então popular SO CP/M 2.2. Suas principais deficiências (além do peso) eram o diminuto monitor de vídeo de 5" e os acionadores de disquete de face simples, densidade simples, cujos disquetes não conseguiam conter dados suficientes para aplicações corporativas práticas. Seu design deve muito ao Xerox NoteTaker, um protótipo desenvolvido pelo Xerox PARC em 1976.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Osborne-1_Portable_Computer.jpg)

IBM PC(1981) - Deu início à era moderna do computador pessoal

O IBM 5150 foi a versão original da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Vinha com o processador Intel 8088 rodando a 4,77Mhz, memória de 16kB a 256kB, drive de disquete ou fita cassete e HD externo como opcional. Foi sucedido pelo XT 5160 em 1983, o primeiro PC IBM com HD interno. Um dos sistemas operacionais disponíveis era o MS-DOS.
(fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/IBM_PC e http://digilander.libero.it/andrea_sacchini/deliri6/IBM_PC_5150.jpg)



VAX(1978) - Primeiro superminicomputador de 32 bits

VAX é uma arquitetura de computadores de 32 bits que suporta um conjunto de instruções ortogonais (código de máquina) e endereçamento virtual (ou seja exige memória virtual paginada) e foi desenvolvido pela Digital Equipment Corporation (DEC). O VAX foi entendido como o exemplo perfeito da arquitetura de processamento CISC, com o seu largo número de modos de endereçamento e de instruções de máquina, incluindo instruções para operações tão complexas como a inserção e remoção em filas de espera (queue) e a avaliação polinomial.





Cray-1(1976) - Primeiro supercomputador vetorial

Os primeiros supercomputadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray. Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante 25 anos (1965-1990). O primeiro supercomputador que chamava-se Cray 1 e apareceu em 1971. Foi pensando em apresentá-lo ao mundo que Seymour Cray fundou em 1970 a Cray Research.O trabalho para a construção de um Cray era demorado e levava-se meses pois as peças eram fabricadas na própria empresa de forma artesanal e na cor desejada pelo comprador.Observe na foto que o mesmo tem a forma de um “C”, a estrutura foi planejada desta forma a fim de reduzir o comprimento dos fios e por conseguinte a redução no tempo em que os sinais se deslocavam de um lado para o outro.

MITS Altair(1975) - Primeiro computador de 8 bits de uso geral

O MITS Altair 8800 é um computador pessoal projetado em 1975, baseado na CPU Intel 8080. Vendido originalmente como um kit através da revista norte-americana Popular Electronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Hoje o Altair é reconhecido como a fagulha que levou à revolução do computador pessoal nos anos seguintes: os barramentos de computador desenhados para o Altair se tornariam um padrão de fato na forma de barramento S-100 e a primeira linguagem de programação para a máquina foi o Altair BASIC, que conduziu à fundação da Microsoft.

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Altair_8800)


PDP-11(1970) - Dominou os minicomputadores na década de 70

PDP-11 foi uma série de minicomputadores de 16 bits fabricada pela empresa Digital Equipment Corp. nas décadas de 1970 e 1980. Foi pioneira na interconexão de todos os elementos do sistema — processador, memória RAM e periféricos — a um único barramento de comunicação, bidirecional, assíncrono. Este dispositivo, chamado Unibus permitia aos dispositivos enviar, receber ou trocar dados sem a necessidade de uma passagem intermediária pela memória. A série PDP-11 foi uma das séries de minicomputadores mais vendidas de sua época e uma das primeiras a executar o SO Unix, desenvolvido nos Laboratórios Bell.

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/PDP-11)


PDP-8(1965) - Primeiro minicomputador de mercado de massa

O PDP-8 da DEC trouxe uma grande inovação: um barramento único: o omnibus. Um barramento é um conjunto de fios paralelos usados para conectar os componentes de um computador. Esta arquitetura divergiu em muito da máquina IAS, com memória centralizada. Desde então, foi adotada por quase todos os computadores de pequeno porte. A DEC vendeu 50.000 PDP-8, o que a tornou líder no mercado de minicomputadores.


CDC 6600(1964) - Primeiro supercomputador científico

O CDC 6600 era um computador mainframe da Control Data Corporation, lançado inicialmente em 1964, geralmente considerado o primeiro super computador bem sucedido, superando o seu predecessor mais rápido, IBM 7030 Stretch, em 3 vezes. Ele foi o computador mais veloz do mundo de 1964 até 1969, quando ele cedeu o título ao seu sucessor, o CDC 7600.

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/CDC e http://en.wikipedia.org/wiki/CDC_6000)

IBM 360(1964) - Primeira linha de produto projetada como uma família

É o primeiro computador IBM a utilizar 8 bit para codificação de caracteres e a palavra byte assume então o significado que ainda hoje tem. Com 8 bit era possível codificar 256 estados diferentes o que era suficiente para a codificação dos 10 algarismos, 52 letras (maiúsculas e minúscula) do alfabeto anglo-saxônico, o espaço, 27 símbolos e 166 caracteres especiais. É o primeiro computador IBM que podia ser comandado a partir da digitação de caracteres numa máquina de escrever (Selectric typewriter console), visível na fotografia. Ao IBM 360 podiam ser acoplados leitores/perfuradores de cartões de 80 colunas, unidades de fita magnética.

(fonte: http://piano.dsi.uminho.pt/museu/1960ibm360.html e http://en.wikipedia.org/wiki/IBM_360)


B5000–Burroughs(1963) - Primeira máquina projetada para uma linguagem de alto nível

Primeira máquina projetada para uma linguagem de alto nível, o ALGOL 60, antecessora do Pascal. O projeto do B5000 incorporava várias características ao hardware com o objetivo de facilitar a tarefa de compilar programas. Com esse projeto começou a tomar corpo à idéia de que o software era peça importante do projeto de uma máquina.

(fonte: http://www.cs.virginia.edu/brochure/new_images/b5500.gif)

IBM 7094(1962) - Dominou a computação científica no início da década de 60

Os primeiros computadores a se utilizarem totalmente de transistores foram o IBM 1401 e IBM 7094 que juntos, venderam mais de 10.000 unidades, reafirmando mais uma vez a demanda por uma indústria mundial de computadores.Na época, além de serem gigantescos, os computadores usavam imensas unidades de fita magnética para o armazenamento de informações para uso posterior, além de sistemas de cartões perfurados, onde as informações que você queria passar para o computador eram marcadas através de perfurações feitas em cartões para a posterior leitura pelos computadores - processo extremamente demorado. Obviamente tais discos magnéticos ainda estavam longe de serem parecidos com os discos magnéticos como conhecemos hoje em dia.


IBM 1401(1961) - Máquina para pequenos negócios de enorme popularidade

O IBM 1401 era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade memória base de 4.096 bytes com um ciclo de memória de 12 micro segundos. O byte-IBM tinha apenas 6 bit (BCD Binary Coded Decimal) e permitia codificar 64 estados diferentes o que era suficiente para a codificação dos 10 algarismos, 26 letras do alfabeto anglo-saxônico, o espaço e 27 símbolos. Este sistema de codificação derivava diretamente da codificação utilizada nos cartões perfurados (código Holleritt).

(fonte: http://leisureguy.files.wordpress.com/2006/10/ibm1401.jpg e
http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1946ibm1401.html)





terça-feira, 17 de março de 2009

PDP-1(1960) - Primeiro mini computador

O PDP-1 da DEC, considerado o primeiro mini computador com 50 unidades vendidas. Uma de suas muitas inovações era um monitor com resolução de 512 x 512 e capacidade de plotar qualquer ponto na tela. Em pouco tempo foi criado um jogo de Guerra nas Estrelas, e surgia assim o primeiro videogame.

IAS(1952) - A maioria das máquinas atuais usa esse projeto de von Neumann

O computador foi construido no IAS (Institute for Advanced Study) sob a direção de John von Neumann.



Whirlwind I(1951) - Primeiro computador de tempo real

O WHIRLWIND, do MIT, foi o primeiro computador a processar informações em tempo real, com entrada de dados a partir de fitas perfuradas e saída em monitor de vídeo, ou na flexowriter, uma espécie de máquina de escrever.

EDSAC(1949) - Primeiro computador com programa armazenado

O EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator) foi construído pelo Professor Sir Maurice Wilkes e sua equipe da Universidade de Cambridge, na Inglaterra inspirado num seminário de John Von Neumann.
Foi o primeiro computador operacional em grande escala capaz de armazenar seus próprios programas.
(fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/EDSAC)

ENIAC(1946) - O início da história moderna dos computadores

O ENIAC (Electronica Numeral Integrator and Computer), foi o primeiro computador a usar eletrônica digital, ENIAC era capaz de realizar cinco mil somas e 360 multiplicações por segundo. Pesava 32 toneladas e media 30 metros, e no local onde funcionava, a temperatura se elevava a uns 50 graus.


Mark 1(1944) - Primeiro computador norte-americano de uso geral

O ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator), chamado de Mark I pela Universidade de Harvard, foi o primeiro computador automático de larga escala desenvolvido nos Estados Unidos da América. Ele foi construído em 1944 num projeto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Harvard_Mark_I)

Colossus(1943) - Primeiro computador eletrônico

O matemático britânico Alan Mathison Turing liderou o projeto do Colossus em 1943 para ser utilizado durante a 2ª Guerra Mundial, quebrando códigos alemãs gerados por uma máquyina chamada Enigma.
(fonte:http://www.crunchgear.com/wp-content/uploads/2007/11/colossus.jpg)